Game Reviews

.
linkaki

Seth MacFarlane, autor e diretor do filme Ted 2, pega pesado no humor politicamente incorreto.

O Criador do ursinho cínico Ted perde o amigo, mas não prede a piada. Humorista conta que já conquistou vários desafetos


Seth MacFarlane é um dos roteiristas mais bem pagos dos EUA. Ele é o criador de "Uma Família da Pesada" e cocriador de "American Dad!", séries de animação que refletem o seu gosto pelo escracho, pelo humor negro e pelo politicamente incorreto.

MacFarlane insulta seu alvos favoritos (como negros, gays, transexuais, obesos e cegos) em "Ted 2", a continuação da história do ursinho de pelúcia cínico, desbocado e obcecado por drogas e sexo - que ele mesmo dubla nas telas e que já está nas salas de cinema brasileiras. Nem Jay Leno e Robin Williams (morto no ano passado) escapam da irreverência do comediante de 41 anos, responsável pelo roteiro, direção e produção do longa. Os ataques de 11 de setembro e ao jornal Charlie Hebdo também são citados, num contexto discutível.

O humorista recorre ao que ele chama de "método científico" para determinar se uma piada é ofensiva demais. Antes de usá-la em filme, na TV ou em uma apresentação, ele costuma testá-la com desconhecidos. Se pelo menos oito pessoas rirem, num grupo de dez, a brincadeira está aprovada. "Quando a piada funciona, não importa se ela soará ultrajante para alguns ou se aumentará as minhas inimizades, que são muitas", conta MacFarlane.

"Toda obra que emprega o uso de animação, inclusive Ted, tem certa licença criativa, como acontece também na ficção científica. O autor se sente mais à vontade para cutucar pontos sensíveis, já que a abordagem não é totalmente realista. É essa desculpa que uso, quando me questionam se as minhas piadas vão longe demais", diz MacFarlane. "Por trabalhar cerca de 12 horas por dia, produzindo muito material, já não tenho o distanciamento necessário para avaliar se o humor é abrasivo demais. A única pergunta que me faço é: o material é inteligente e engraçado o suficiente para merecer o risco que sempre corro?"

"Como comediante, não posso me dar ao luxo de poupar essa ou aquela personalidade", diz MacFarlane, desafeto de Adrien Brody, desde que o ridicularizou em "Uma Família da Pesada" (no qual Brody foi citado como um ator que ninguém quer ver). "Sempre encaro as pessoas que satirizei. Algumas até me surpreendem por levarem na esportiva, como Tom Cruise." Embora já tenha insinuado várias vezes que Cruise é homossexual, MacFarlane foi bem recebido pelo ator quando eles se conheceram em Londres, no ano passado. "Cruise parece entender que zombo justamente dos artistas que mais admiro."


Correiro do Povo

Informe seu Email para receber notícias :

teste